Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sexta-feira, 27 de julho de 2012

A Malvada (All About Eve) - 1950; um filme original

A Malvada (All About Eve), lançado em 1950.
Um filme de Joseph L. Mankiewicz.
All About Eve
É certo que sou uma excessão em minha geração, poucos, em época de 3D, se aventuram a assistir um filme preto e branco como este, mas não é pra se arrepender. O clássico é ótimo.

Com belíssimas atrizes, incluindo um papel secundário para Marilyn Monroe, essa película, junto a Titanic, foi o mais indicado ao Oscar, tento tido um total de 14 indicações, das quais venceu 6.

Se o filme tivesse sido lançado recentemente, provavelmente não faria muito sucesso, pois a história iria soar muito deja vu, pois inúmeros filmes e telenovelas já exploraram a figura da malvada vilã que se infiltra dando uma de boa samaritana e mentindo para conseguir alcançar seus objetivos obscuros.

No entanto o filme é de 1950, anterior à moda de malvadas, por isso é tão original e tão bom.

A famosa atriz Margo (Bette Davis) - e mimada, que faz-nos pensar, no começo, que é a vilã - ajuda uma pobre fã, dando-lhe emprego e moradia. No entando ela não sabe que a empregada, Eve, tão prestativa e humilde, está apenas observando e aprendendo a ser uma atriz de sucesso, usurpando seu lugar.

É surpreendente a trama, que inclui belos diálogos e outros personagens que caem na conversa da protagonista (que é a malvada vilã) e a ajudam.
Eve parece ainda, além de inveja, ter uma atração físico-sexual por Margo, o que deixa o filme ainda mais ousado (estamos na conservadora década de 50).

Pra quem gosta mesmo de cinema, é um filme que não pode deixar de ser assistido, filme em preto-e-branco não são ruins de assistir como a maioria das pessoas julga.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário