Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Indochina (Indochine) - 1992; excelente filme


Indochina (Indochine), lançado em 1992.
Um filme de Régis Wargnier.
Esse filme é uma obra prima do cinema mundial.
Vincent PerezO que mais me impeliu a vê-lo foi a protagonização de Catherine Deneuve. E a belíssima capa acima também, mas não me decepcionou, pelo contrário, superou minhas expectativas e hoje é um dos meus filmes prediletos.

A primeira coisa a ser notada é a grande quantidade de cenários e paisagens que o compõe. Belíssimas paisagens urbanas e principalmente naturais, é um filme lindo, de encher os olhos nesse ponto. Desde a primeira cena.
Catherine Deneuve
Dos filmes que assisti de Catherine, em nenhum ela representou tão bem um personagem, estava sublime nesse filme, impossível não se deixar levar pela personagem.

Mas o melhor mesmo é o roteiro, a história em si. É ótima.
O enredo acontece na Indochina (ex-colônia francesa onde hoje é o Vietnã) no perído da borracha e da conquista da independência do país, mostrando todo o podre e a pobreza que o colonialismo causa aos nativos, que são até escravizados e brutalmente repreendidos. Retrata também o romance (felizmente nada meloso) entre mãe, filha e um marinheiro francês, embora seja algo secundário quando observamos o restante do filme e outros personagens.

Camile, uma órfã filha de nativos ricos, é adotada por Eliane (Deneuve), uma francesa muito rica que cuida dela como uma verdadeira filha. Posteriormente Eliane se apaixona por um oficial da marinha francesa, Jean-Baptiste, tendo uma relação conturbada. Certo dia a polícia francesa atira num fugitivo e mata uma amiga de Camile, que desmaia e é acolhida por Jean. Ela se apaixona instantâneamente pelo ex-amante da mãe. Jean é transferido a contragosto e mais tarde Camile foge para encontrá-lo. Inicia-se o ponto alto do filme, um orgasmo cinematográfico onde história, rebeldia, luta por liberdade e amor se misturam brilhantemente.

É ricamente adornado com a cultura local. A película é longa e acontecem uma série de eventos, divido em duas partes. Novamente temos uma trama muito complexa e bem feita, difícil de abordar tudo e difícil de convencer ao leitor a qualidade do filme. Mas posso dizer que é um dos melhores que já assisti, recomendo a qualquer pessoa.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário