Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

terça-feira, 24 de julho de 2012

O Leitor (The Reader) - 2008; um filme incrível

O Leitor (The Reader), lançado em 2008.
Um filme de Stephen Daldry.
O Leitor
Kate Winslet nuaO primeiro de tudo a ser dito é que o protagonista é interpretado por Kate Winslet, e que foi justamente essa interpretação que lhe rendeu o primeiro Oscar, depois de ter tido várias outras indicações no passado. Novamente a bela Kate fica nua sem pudores em um filme.
O interessante desse filme é a bela trama, baseada num romance alemão. Ela não segue uma cronologia perfeita, voltando sempre ao passado.

A primeira parte do filme mostra o relacionamento amoroso-sexual de um adolescente e uma mulher adulta (Kate Winslet), em 1958, que sempre fica a ouvir o amante ler livros para ela. Após um tempo ela desaparece.

Caída a ditadura nazista, anos depois é iniciado o julgamento de criminosos de guerra. E Hanna (Kate Winslet) está a ser julgada, por ter trabalhado em um campo de concentração durante a II Guerra. No julgamento temos um estudante de direito, o ex-amante de Hanna, que finalmente e revê após anos.

É nesse momento que as coisas começam a se encaixar e o estudante percebe que Hanna guarda um segredo que pode ajudar a provar sua inocência.

É o clímax do filme! O segredo é surpreendente e o que se passa depois ao longo dos anos emociona profundamente o espectador, que se pergunta se o orgulho em esconder algo vale a pena. O filme todo é trágico, até a última cena. 

Acabado o filme o espectador fica em silêncio por uns instantes, pois não há nada a ser dito. Que o filme é bom todos perceberam.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário