Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

domingo, 19 de agosto de 2012

A cor púrpura (The color purple) - 1985; uma história de sofrimento

A cor púrpura (The Color Purple), lançado em 1985.
Um filme de Steven Spielberg.



Mais um brilhante trabalho de Steven Spielberg, desta vez com Whoopi Goldberg, num papel que conseguiu extrair todo seu talento, Danny Glover e também a estréia de Oprah Winfrey, que não deixou a desejar.

Fato notável, que até me fez querer ler o livro, é que este filme, que fala sobre negros e o racismo, mostra muito mais o sofrimento que os próprios negros se fazem do que acusa a sociedade de racista, embora nas poucas cenas com personagens brancos, estes discriminam os negros. O filme denuncia de verdade é o machismo na primeira metade do século XX.




Celie antes de completar 15 anos já havia dado à luz duas crianças, ambas filhas de seu pai. Ela se casa contra sua vontade com um fazendeiro viúvo e passa a viver como uma escrava, sendo frequentemente espancada. Sua irmã Nettie foge de casa e passa um tempo com Celie, e ensina-a a ler, mas é expulsa pelo cunhado ao se recusar a ter relações com ele. Ela promete escrever cartas para à irmã, a menos que morra.

Mas as cartas nunca chegam, e seu marido traz a amante para viver com ele na mesma casa, a cantora Shug. Ambas viram grandes amigas e até têm um caso amoroso. O enteado de Celie se casa com Sofia, que é durona e não aceita apanhar de homens, sendo presa por agredir o prefeito. Falta a Celie saber o que aconteceu com sua irmã e seus filhos e tomar um rumo em sua vida, que é um inferno.

É muito bom, sentimental e denuncia os maus-tratos que os maridos negros davam à suas mulheres. Incesto, racismo, machismo e pobreza se mesclam nessa bela obra de Spielberg.

#ficaadica


Nenhum comentário:

Postar um comentário