Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A Lista de Schindler (Schindler's List) - 1993; a obra prima dramática de Steven Spielberg e uma lição de vida

A lista de Schindler (Schindler's List), lançado em 1993.
Um filme de Steven Spielberg.
Aclamação de público e crítica como um dos dez melhores filmes da história, fizeram deste a obra prima do imortal Steven Spielberg. O filme foi filmado em preto e branco para dar um ar de documentário à película e para realçar a dor e a tristeza da guerra e do holocausto.

O filme protagonizado por Liam Neeson conta a história real de Oskar Schindler, um alemão católico que salvou a vida de mais de mil judeus condenados à morte em campos de concentração, ao contratá-los em sua fábrica.

Eclode a II Guerra Mundial, e inicia-se perseguição nazista de judeus poloneses. Oskar Schindler, membro do partido nazista, chega ao gueto com o objetivo de enrriquecer com a guerra, abrindo uma fábrica de panelas, com a colaboração administrativa de Itzhak Stern, um judeu local. Schindler agrada aos nazistas e fica rico, ele próprio se mostra um anti-semita, mas contrata judeus poloneses para trabalhar na fábrica, uma vez que os salários a pagar são bem menores que os de católicos.
Stern, em segredo, falsifica documentos fazendo com que os operários sejam considerados indispensáveis à guerra e evita que eles sejam mandados a campos de concentração.
Amon Göth, da SS, chega à Cracóvia e destrói um morro de judeus, matando vários deles. Schindler presencia a cena e fica tocado, mas tenta manter laços de amizade e confiança com Göth. 
Schindler suborna Göth para manter seus operários, e junto a Stern eles tentam salvar o máximo possível de judeus, mantendo-os trabalhando na fábrica. Göth recebe ordens para mandar todos para um campo, mas novamente Schindler gasta sua fortuna com subornos, impedindo a morte dos operários. A lista com nomes de trabalhadores especializados possui o nome dos judeus que serão transferidos a uma nova fábrica de Schindler, onde se produzirá munição. Seu dinheiro vai embora com subornos e com a compra de munição de outra fábrica, já que ele próprio só fingia produzir. Sua fortuna acaba junto com a guerra, e ele precisa fugir dos russos, por ter sido um ex-nazista.

É uma maravilha; um dos melhores filmes que já assisti, sem dúvida. Uma lição de humanidade e caráter, um retrato dos horrores da guerra e do Holocausto, uma aula de história, uma aula de como produzir um filme. A trilha sonora é linda.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário