Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Casablanca (idem) - 1942; realista e intenso

Casablanca (Casablanca), lançado em 1942.
Um filme de Michael Curtiz.
Casablanca é um dos maiores clássicos do cinema mundial, tido pela crítica especializada como um dos melhores filmes de sempre. Alguns chegam a apontar seu texto como o melhor roteiro da história.

Filmado em plena II Guerra, falando da II Guerra, Casablanca tem um romance intenso e problemático e um protagonista de personalidade curiosa.

Casablanca é uma cidade do Marrocos, na época território francês, para onde vão criminosos e fugitivos da Guerra. De lá costumava-se ir à Lisboa e de Lisboa aos Estados Unidos.

Lá temos um expatriado americano que administra um bar/cassino muito popular, Rick. Lá ele recebe um assassino que tem em mãos um documento que permitiria que qualquer pessoa trafegasse livremente, deixando o caminho aberto à tão sonhada migração para os EUA. Envolvendo-se em problemas e subornos com a polícia, vê aparecer um antigo amor, o qual trouxe-lhe muitas mágoas. Ela veio com o marido que pensava ter morrido num campo de concentração, e quer fugir com ele. No entanto Rick dificulta um pouco as coisas devido às mágoas do passado.

Os dois atores fazem um trabalho muito bonito, muito espontâneo.
E mesmo sendo filmado nos EUA, é ousado por em plena guerra trazer um tema como o de refugiados e como cenário terras parcialmente inimigas (tínhamos a França Aliada e a França nazista). Até mesmo se falar em campos de concentração era um tabu. Não era à toa que milhares de pessoas morriam naqueles lugares enquanto a humanidade quase toda fazia vista grossa ou desconhecia os fatos.

Ao som de As time goes by e com uma belíssima fotografia em preto e branco entramos naqueles tempos difícies e acompanhamos a tragetória deste triângulo amoroso tão influente no cinema.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário