Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sábado, 4 de agosto de 2012

Divã - 2009; muito engraçado, muito bom

Divã (Divã), lançado em 2009.
Um filme de José Alvarenga Jr.
Esse é um dos poucos filmes nacionais que depois que você vê, quer assistir novamente. Também é um dos poucos que não usam um palavrão por frase, para fazer rir, e dos poucos que transmitem uma mensagem ao espectador. 

Embora seja uma comédia, das mais engraçadas, que quase me fez chorar de tanto rir,  também é um drama. Outro caso a notar é que, apesar do forte traço feminista, não é aquilo que geralmente vem a ferir o orgulho de homem de alguns espectadores masculinos, pelo contrário faz desejar mais Mercedes (protagonista) no mundo. Embora seja de escandalizar as abas mais conservadoras com algumas atitudes dela.

Por pura curiosidade, Mercedes resolve ir a um psicólogo (daí o nome do filme), embora ela pense ter uma vida perfeita no casamento, com os filhos e profissionalmente. Mas a medida que ela começa a falar, ela própria vai percebendo que sua vida não é perfeita, que tem muita coisa errada, que não é de fato feliz. Isso tudo sem o analista dizer uma única palavra ou conselho. Então ela começa a buscar realizar seus sonhos e ver o mundo e sua vida com outros olhos. Mas em todo esse drama tem um sem número de cenas cômicas, muito, muito divertidas que são as lembrança do que ela está a contar ao médico, ao longo de várias consultas.

Vale a pena elogiar o trabalho de Lília Cabral como Mercedes, que incorporou muito bem a personagem com coragem e profissionalismo.

É otimo, um filme para assistir e poder dizer que o cinema nacional também produz coisa boa às vezes. 

#ficaadica


Nenhum comentário:

Postar um comentário