Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

terça-feira, 21 de agosto de 2012

A Dúvida (Doubt) - 2008; misterioso e reflexivo

A Dúvida (Doubt), lançado em 2008.
Um filme de John Patrick Shanley.

Só pelo elenco o filme já promete: Philip Seymour Hoffman, Meryl Streep, Amy Adams e Viola Davis.

Na década de 60, uma escola católica controlada pela Irmã Aloysius (Streep) - que é muito severa e conservadora - recebe seu primeiro aluno negro. O menino, supostamente, tem sido assediado pelo padre Flynn (Hoffman), e diante da suspeita a Irmã passa a perseguir o padre e tenta descobrir tudo sobre ele e o menino.

Algumas revelações são surpreendentes, a trama sempre mostra as angústias que uma dúvida causa no ser humano. Sem dúvida este é um sentimento dos mais arrasadores para uma pessoa, sobretudo quando é ligada a outros sentimentos desagradáveis como a culpa. O drama de crianças e adolescentes homossexuais que sofrem violência por causa de sua sexualidade também é retratada no filme.

As atuações são ótimas, a trilha sonora é melancólica e sombria como o filme, de fotografia cinzenta e que usa e abusa de sombras e ambientes com iluminação escassa, triste, séria. Um jogo de ângulos de câmera brilhante, cenas emocionantes, o duelo entre Aloysius e Flynn, os sentimentos expostos pelos atores.
Fato notável a ser observado, são os sermões do padre. Já na primeira cena do filme o padre prega um sermão sobre a "dúvida". Depois, quando é alvo de calúnias, faz um sermão sobre fofocas.
E interessante é que acabado o filme, o espectador fica com sua própria dúvida da inocência do padre.

#ficaadica



Nenhum comentário:

Postar um comentário