Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Em um mundo melhor (Hævnen) - 2010; indiscutivelmente primoroso

Em um mundo melhor (Hævnen), lançado em 2010.
Um filme de Susanne Bier.



Primeiro de tudo deve-se dizer que por mais que eu fale sobre o filme, só assistindo-o entende-se a qualidade do filme. E não se engane com a capa, isso não é um romance. O nome original, em tradução, é 'vingança', já o título brasileiro tem seu ar de ironia e de realidade.

O filme sueco-dinamarquês que ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro tem motivos para o feito.

A mãe de Cristian morre de cancêr e ele e o pai mudam-se para a Dinamarca. Lá ele conhece um garoto de sua idade, Elias, cujos pais estão se divorciando. Elias é constantemente agredido na escola por ser sueco e ter dentes tortos, mas um dia Cristian dá uma surra nos agressores. Os dois tornam-se amigos. O pai de Elias é médico, e viaja constantemente para o Sudão, num campo de refugiados onde ele salva vidas de mulheres cortadas por um guerrilheiro. Um dia o pai de Elias se envolve numa briga, mas não revida, sendo visto como covarde pelos filhos. Elias e Cristian, decidem explodir o carro do agressor.

Em um mundo melhor possui vários temas saltando da tela, entre eles vemos o bullyng, a xenofobia, a violência e a exaltação dela, a vingança, a morte, a decadência do caráter de certos homens, o papel da amizade e da família na formação da personalidade, o impacto da morte de um ente querido no ser humano que fica, a relação pais-filhos (em especial a do pai com o filho homem), a consequência de pais que brigam ou de figuras ausentes no amadurecimento de uma criança, a criminalidade infantil.


A trilha sonora gera certo suspense na trama, e os jogos de câmera revelam, muitas vezes, o estado psicológico dos personagens. Eu amei o filme.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário