Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Memórias de uma Gueixa (Memoirs of a Geisha) - 2005; ótimo

Memórias de uma Gueixa (Memoirs of a Geisha), lançado em 2005.
Um filme de Rob Marshall.
Já na primeira fala da narradora ela diz: "Uma história como a minha nunca deveria ser contada, pois o meu mundo é tão proibido como delicado."

Gueixas: "são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte da sedução, dança e canto, e se caraterizam distintamente pelos trajes e maquiagem tradicionais. Contrariamente à opinião popular, as gueixas não são um equivalente oriental da prostituta. Elas não trabalham com sexo."

A pequena Chiyo e sua irmã foram vendidas pelos pais. Cada uma delas acabam parando em uma casa de Gueixas diferentes. Chiyo seria treinada e estudaria para ser uma Gueixa. Mas numa tentativa frustrada de fuga com a irmã, ela acaba "desonrando" a Casa. Então ela passa à serviçal e pára de estudar. Na Casa ela é infernizada por Hatsumono, a mais bem sucedida das gueixas.


Ainda criança, Chiyo conhece e se apaixona por um rico e importante homem, e passa a desejar mais que tudo tornar-se uma gueixa. Já uma jovem mulher é perdoada pelos seus erros e passa a ser treinada novamente, tornado-se famosa e bem sucedida, disputando com Hatsumono. Ela passa a ver periodicamente o seu amor secreto e interagir com ele e seu amigo.

A II Guerra eclode e ela é obrigada a abandonar sua vida de gueixa e vai trabalhar numa fábrica de tecidos. Passados os perigos ela tenta voltar à sua vida de antigamente e viver seu amor, com o Japão destruído a seu redor.

É esteticamente lindo. As maquiagens, o figurino, os cenários. Mostra o lado secreto e íntimo das gueixas com uma história ótima e uma bela trilha sonora.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário