Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O Artista (The Artist) - 2011; divertido e despretencioso

O Artista (The Artist), lançado em 2011.
Um filme de Michel Hazanavicius.
Esse aqui surpreendeu pela repercussão que causou. Sucesso de crítica, público e prêmiações, como o Oscar de melhor filme, mesmo sendo estrangeiro (franco-belga), mudo e em preto e branco.

Foi a segunda vez, desde 1929 (83 anos depois) que um filme mudo conquistou o prêmio da academia. Por isso é despretencioso, ninguém pensava em tal sucesso.

Valentin é um famoso ator de cinema mudo, mas com o surgimento do cinema falado, sua carreira começa entrar em declínio enquanto a mulher que ama vira uma estrela do cinema falado, a atriz Peppy Miller, a quem conheceu e deixou-a famosa por acidente.



De modo divertido e rápido, com pouquíssimas falas e uma trilha sonora excelente (que em filmes mudos são ainda mais exigidas), O Artista mostra um pouco de história do cinema, ao ambientar o período da ascenção do cinema com áudio, de 29 a 32.

É muito legal, e diferente. Acostumados que estamos com cinema 3D e com áudio sorround, assistir um filme como esse, preto e branco, mudo e sem widescreen, é novo como assistir um filme pela primeira vez.

E o enredo não deixa a desejar. Muito divertido.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário