Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O Labirinto do Fauno (El laberinto del fauno) - 2006; envolvente e imaginativo

O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno), lançado em 2006.
Um filme de Guillermo del Toro.
Um dos melhores filmes de fantasia que já assisti.
É uma fábula fascinante escrita pelo próprio Del Toro que mistura horrores da realidade e da guerra com fantasias sombrias. O que o filme nos diz é que entre tantos seres do submundo, as verdadeiras ameaças são os seres humanos, ainda mais que estamos na Espanha de Franco. E quem nos diz isso é a protagonista; vemos o filme pelos seus olhos.
Uma princesa do submundo encarna em Ofélia, uma menina cujo padrasto é um general fascista das tropas de Francisco Franco durante o fim da Guerra Civil Espanhola. Um dia ela se encontra com uma criatura mágica, o Fauno, em um labirinto, e ele não só revela que ela é uma princesa como dá-lhe a missão de completar três tarefas, a fim de voltar ao trono.

Claro que o enredo é muito mais interessante que essa meia-dúzia de palavras acima; é divertido, triste, inteligente e sombrio. Mas que o que chama a atenção, é a alta carga de realidade. Apesar da fantasia, tem certo drama histórico, ao abordar a Guerra Civil Espanhola e o fascismo de Franco.
A personagem Ofélia, muito bem trabalhada por Ivana Baquero, com toda a delicadeza exigida, é uma menina que tem mais medo do padastro que dos monstros com que encontra.
Os cenários, a maquiagem, os figurinos são todos belíssimos e bem feitos. A trilha sonora só acrescenta ao filme, cujo roteiro, que é original, é maravilhosamente bem trabalhado e criativo.

Qualquer adulto aprovaria esse filme; na verdade crianças podem não entender completamente a trama, O labirinto do Fauno é uma deliciosa, elegante e sombria fantasia para adultos.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário