Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

domingo, 5 de agosto de 2012

O Paciente Inglês (The English Patient) - 1996; bom

O Paciente Inglês (The English Patient), lançado em 1996.
Um filme de Anthony Minghella.
Com um elenco de peso que inclui Ralph Fiennes, Juliette Binoche, Willem Dafoe e Kristin Scott Thomas, O Paciente Inglês impressiona pela história, os cenários, os figurinos, a trilha sonora e por ser um romance nada meloso, pelo contrário conturbado e problemático.

Um homem totalmente ferido, todo queimado, de identidade desconhecida é tratado na Itália pelos aliados durante o fim da II Guerra. Pensam ser um inglês e por isso chamam-no de "O paciente Inglês".

Ele é tratado por uma enfermeira canadense em um mosteiro abandonado. Então começa uma série de flash backs, a maioria lembranças ou histórias que o Paciente conta. Então entendemos a real história dele, que já foi visto como espião alemão e por isso seu melhor amigo se suicidou, por desgosto.

Na verdade ele é húngaro e teve um caso amoroso com a esposa de um amigo.
Toda a trama é baseada nesse romance, desde os momentos que fizeram a paixão nascer, até o fim da vida de ambos. Um sem número de acontecimentos e trágedias, verdades omitidas e posteriormente descobertas e toda a tragicidade da guerra enfeitam a película.

Mas cada um dos personagens possuem sua própria história e seus dramas pessoais, algumas mostradas em flash backs, outras no presente, como um caso amoroso que a enfermeira canadense tem com um indiano.
A maior parte do enredo (os flash backs) acontece em meio ao deserto do Sahara, dando um leve ar de magia ao filme, um ar de "As Mil e uma Noites". Mas a vida no deserto não é moleza: escassez de água e tempestades de areia. No entanto tem uma carga pesada de drama que nos faz sofrer com cada um dos personagens, ora sendo contra o Paciente, ora tendo compaixão e simpatia por ele.

#ficaadica


Nenhum comentário:

Postar um comentário