Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O segredo dos seus olhos (El secreto de sus ojos) - 2009; primoroso

O segredo de seus olhos (El secreto de sus ojos), lançado em 2009.
Um filme de Juan José Campanella.
o segredo de seus olhos

Esse é um filme dos rivais argentinos. Tão bom quanto são no futebol, podem ser bons criando um filme. Aqui temos uma mistura de suspense imprevisível, drama amargo, romance negligenciado e investigação policial ilegal. Tudo com muito simbolismo e inteligência por parte do diretor.

Começamos com Benjamin, um ex-investigador da justiça argentina, que agora que está aposentado resolveu escrever um livro. Ele se inspira num fato real, que ele próprio investigou, 25 anos atrás.

Então o filme volta no tempo para podermos acompanhar a história. Benjamin vai investigar um estupro seguido de morte, no entanto o caso vai para outro agente, que prende e tortura dois operários, causando a ira de Benjamin. Ele próprio fica obstinado em desvendar o caso, e com a ajuda do ex-marido da vítima, descobre um suspeito. A investigação torna-se ilegal, com certas ações dos policiais que nos faz questionar a moralidade e legalidade, e o acusado é encontrado. Sucede-se uma infinidade de acontecimentos, como o modo de que é obtido a confisão do assassino, a prisão e liberação do réu, entre muitas outras coisas que não posso revelar (já revelei demais).
Paralelo a isso tudo Benjamin é apaixonado pela sua superiora, que também gosta dele mas está noiva de outro. Ela ajuda nas investigações. E em todo o filme os personagens tem lembranças do que foi e imaginações do que poderia ter sido na vida de ambos. Tudo no início da Guerra Suja, governo ditatorial argentino.

Por fim temos uma volta ao presente, quando estamos a escrever o livro. Surpreendentes revelações saltam da tela, enquanto alguns fatos começam a fazer mais sentido. Pessoalmente, me arrepiei de êxtase nos minutos finais.

É brilhante o filme, eu amei. Um dos melhores que assisti nos últimos anos, com belas cenas realistas, sem perseguições ridículas. 
Toda a trama é baseada num livro, e o roteiro é do próprio escritor.

E você, já assistiu? Ficou com vontade de assistir? Gostou do filme? Conte-nos abaixo!

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário