Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Perdidos na noite (Midnight Cowboy) - 1969; surpreendente

Perdidos na Noite (Midnight Cowboy), lançado em 1969.
Um filme de John Schlesinger.
Perdidos na noite
Jon Voight
Esqueça tudo o que você já viu sobre filmes de cowboy. Esqueça o herói durão, que nunca chora e desperta suspiros nas mulheres. Esqueça a violência como gloriosa e a lei da força. Este filme é diferente! Você não vai esquecê-lo tão facilmente.

Midnight cowboyCom a histórica performance de Dustin Hoffman e do um pouco menos conhecido Jon Voight, o que temos aqui é um jovem texano muito, muito, ingênuo, chamado Joe. Tamanha é a ingenuidade que sai de sua terra natal, inspirado num herói cowboy da TV, indo para Nova Iorque ganhar dinheiro "fazendo as mulheres suspirarem". Ele vai para se prostituir.

Mal chega na cidade perde todo seu dinheiro com pessoas que se aproveitam da ingenuidade, e acaba precisando fazer um programa com um rapaz para poder comer, mas o cliente não o paga e ele o espanca.
Na Nova Iorque ele conhece um golpista deficiente por quem é novamente passado para trás. Mas acabam se tornando amigos e indo viver num prédio abandonado. É das dificuldades e pequenos crimes que cometem que o nosso protagonista vai descobrindo a real e triste face da vida. Na sequência temos cenas curiosas e inesperadas, que acaba mostrando o lado frágil e os temores de Joe. Temos então um novo rumo na história, trágico, que é o agravamento de uma doença de Ratso (o golpista).

Vemos ser criado um forte laço de amizade ao longo da trama, envolvendo dois seres carentes perdidos numa metrópole indiferente ao seus anseios e sofrimentos.

É brilhante e originalíssimo o filme. Sombrio e comovente na dose correta, revelando o lado triste e suburbano de Nova York, ao mesmo tempo que despe a alma dos protagonistas humanamente imperfeitos. Não é atoa que foi tão bem aclamado pela crítica especializada e vem figurado em listas dos melhores filmes de sempre.

#ficaadica

Um comentário: