Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

domingo, 19 de agosto de 2012

Procurando Nemo (Finding Nemo) - 2003; memorável e divertidíssimo

Procurando Nemo (Finding Nemo), lançado em 2003.
Um filme de Andrew Stanton.
Divertido, rápido, engraçado, emocionante, dramático, lindo.
A animação que mais gostei até hoje. Meu trabalho predileto entre todos os filmes da Pixar que já assisti. As poucas pessoas que ainda não viram, precisam ver também. Um belíssimo trabalho que explora a paternidade e a relação pai-filho.

Na grande e bela barreira de corais australiana, o peixe-palhaço Marlin tem sua esposa e seus filhos mortos num ataque de uma barracuda. Mas sobra um único ovo, que eclode e dá origem à Nemo. Nemo tem uma nadadeira atrofiada, e também por isso Marlin é super-protetor. No primeiro dia de aula, após uma discusão com o pai, Nemo é capturado por um mergulhador e enviado à um aquário de um dentista em Sydney. Desesperado, Marlin sai em mar aberto, decidido a encontrar o filho, passe os perigos que passar. Na busca ele conhece Dory, uma peixe-fêmea muito simpática e engraçada que tem problemas de memória. Juntos se aventuram, passando por grandes perigos e fazendo amigos. Paralelamente, Nemo e os seus amigos que conhece no aquário do dentista, tentam a todo o custo fugirem do aquário e irem viver livres no oceano.

Talvez a mais bela das histórias de animação já realizadas, Procurando Nemo aborda de modo sensível e genial o amor paterno, incondicional e forte. Assim como explora o conflito de gerações e a conquista de independência dos filhos em crescimento. Em menor grau também fala sobre superação de deficiências físicas.

O trabalho gráfico é irrepreensível. Temos belíssimos cenários cheios de vida, cores e detalhes. Muitas espécies de criaturas do mar e até aves aparecem no filme com uma riqueza de detalhes incrível. Os personagens são extremamente cativantes, sobretudo Dory, a personagem mais singular e engraçada de todo o longa.
A trilha sonora também é ótima. Linda é a história do pai que ama e protege o filho. Um conto sobre paternidade e amadurecimento. É ótimo. Ótimo! Para assistir com toda a família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário