Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

domingo, 5 de agosto de 2012

Psicose (Psycho) - 1960; extraordinário

Psicose (Psycho), lançado em 1960.
Um filme de Alfred Hitchcock.
Este é, talvez, o mais famoso dos filmes de Alfred Hitchcock, e considerado um dos melhores. 

Foi escolhido como o 11º melhor filme de todos os tempos e o melhor do gênero horror pela revista Entertainment Weekly, e foi eleito o 18º melhor de todos os tempos pelo  Instituto Americano de Cinema. É certo que ele possui uma das mais conhecidas cenas do cinema (veja imagem ao lado).



Tudo começa quando Marion  rouba 40 mil dólares da empresa onde trabalha. Então ela foge de carro e acaba indo parar em um motel quase falido. Lá ela é esfaqueada enquanto toma banho. Então seu namorado, sua irmã e um detetive vão ao motel investigar o desaparecimento de Marion.

O filme é excelente. Não é um filme que nos faz perder o sono a noite, acostumados que estamos com filmes em que o sangue é vermelho vivo e as víceras são arrancadas com a vítima viva. Mas quando vemos que o filme foi um dos precursores do gênero, em plena década de 60 (já existia cinema a cores mas o diretor ficou com medo de chocar o público), vemos o quão inovador e bem feito é.

A história é original e tem uma carga pesada de suspense; quem nunca viu ou ouviu falar dele antes (foi meu caso), realmente se surpreende com a revelação final, a verdade atrás de toda a trama. E a trilha sonora é perfeita, ela só dá mais carga de suspense e neurose ao filme Um belo trabalho de Bernard Herrmann. A cena do banho não seria a mesma coisa sem a música. Fãs do gênero não podem deixar de assistir esse, mesmo que não se assustem vão adorar.

#ficaadica

2 comentários:

  1. Fiko legaal seu post caraa.. ausuhasuhuhsa
    Botei fé em ti agora manoo! koaskosaksako

    Victor

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, Victor, visite sempre.

    Mas pera aí, tu não tinha fé em mim antes?? hahaha

    ResponderExcluir