Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Pulp Fiction - Tempo de violência (Pulp Fiction) - 1994; curioso e originalíssimo

Pulp Fiction - Tempo de violência (Pulp Fiction), lançado em 1994.
Um filme de Quentin Tarantino.
Os entendidos consideram este a obra prima do gênio do crime, Quentin Tarantino. Pessoalmente gosto muito mais de Bastardos Inglórios. O American Film Institute classificou Pulp Fiction, em 2007, como o 94º melhor filme norte-americano da história; e em 2008 como o 7º melhor de gangsters. 

Mas esse é um filme curioso, é diferente, que já deixava claríssimo o toque pessoal de Tarantino. Mais que tudo, isso aqui é humor negro.
Narrando três histórias diferentes, envolvendo personagens diferentes, em tempos diferentes, todos sem cronologia e a divisão do filme em "capítulos", torna Pulp Fiction um poço de originalidade e inspiração a outras produções.

Fazer uma boa sinopse seria dificil pra mim, pobre mortal que sou. E mesmo assistindo, muita coisa é de difícil compreensão; então o que posso fazer é dizer, muito, muito por alto, o que acontece no decorrer do filme. As três histórias se entrelaçam.

Pimeiro um casal se prepara para assaltar um bar, a cena é cortada e os créditos iniciais já nos surpreendem por só agora aparecerem.

Uma cena de assassinato, já em outro tempo e lugar salta da tela, com direito a um verso da Bíblia declamada por Samuel L. Jackson.
Então temos outra parte da trama, quando é combinado que um pugilista perderá uma luta por dinheiro, e em que o personagem de John Travolta compra drogas e leva a esposa de um chefão do crime (Uma Thurman), para uma danceteria. Ela tem uma overdose e só não morre por receber uma injeção de adrenalina direto no coração, numa cena memorável. 

Outra história.
Voltamos a ter o pugilista ne tela, em uma lembrança cômica da infância, e posteriormente ele foge para não ser morto por um personagem que conhecemos em cenas anteriores. Ele volta para buscar um relógio de ouro e nisso se vê obrigado a assassinar 'John Travolta'. Então na fuga ele atropela o homem que quer matá-lo e acabam lutando e entrando numa fria, sendo um deles estuprado por um policial.



Voltamos a uma cena antiga e vemos o que ocorre. Tem-se ua morte acidental e os meios que são usados para encobri-la.

E por fim a sucessão de acontecimentos do início do filme, a cena do assalto no bar e o seu irônico desenrrolar.

É realmente diferente e originalíssimo o roteiro. E a trilha sonora é legalzinha. Realmente muito bom.

#ficaadica




Nenhum comentário:

Postar um comentário