Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Titanic (idem) - 1997; uma obra prima do cinema mundial

Titanic (Titanic), lançado em 1997.
Um filme de James Cameron.
É certo que toda a gente já assistiu Titanic. Mas as poucas pessoas que ainda não viram, não deverão se arrepender. O mais certo é correr agora mesmo e pegar o DVD na video-locadora. Uma das 5 cenas mais conhecidas do cinema pertence a ele (primeira imagem ao lado).

Do renomado diretor James Cameron, que dispensa apresentações, e trazendo no elenco Kate Winslet, Leonardo DiCaprio, Billy Zane, Kathy Bates, Frances Fisher, Bernard Hill, entre outros; esse é um dos melhores filmes já produzidos, inclusive meu predileto. Foi sucesso de público, crítica e premiações. Precursor em vários efeitos especiais, dono de uma bela trilha.
Uma expedição submarina procura uma jóia perdida no Titanic, um navio naufragado à vários anos. A jóia não é localizada, mas acha-se um desenho de uma mulher nua. A modelo do desenho, já idosa, aparece prometendo ajudar na localização do diamante. O filme volta no tempo enquanto ela narra sua história.

Rose (Winslet) está noiva de um magnata, Cal (Zane). Eles vão para os Estados Unidos na viagem inaugural do navio. Ela não está feliz e tenta se suicidar, mas aparece o desenhista da terceira classe Jack (DiCaprio) e convence-a a mudar de ideia. Eles logo se apaixonam e vivem um caso em segredo. Jack acaba por desenhar Rose nua, e enfurecido com isso Cal arma um plano para prender Jack. O navio se choca com um iceberg e então tudo vira uma luta por sobrevivência, sem jamais deixar apagar o amor proibido entre os protagonistas.

Com um melodrama cativante, uma paixão intensa, personagens carismáticos e a belíssima trilha sonora de James Horner (e não estou falando da música de Celine Dion, que só aparece nos créditos finais, e sim na parte instrumental) tornam o filme emocionante, triste, alegre.
A história da princesa e do plebeu, num amor platônico; a burguesa reprimida suspirando por liberdade; a desigualdade social; a tragédia de milhares do mortos; a fragilidade da vida; o orgulho de homem ferido; são temas marcantes no belíssimo roteiro.

E os efeitos especiais adiantados para a época, a construção de uma réplica do navio, de maquetes, a inclinação do cenário, os belos figurinos são aspectos técnicos que não podem deixar de serem aplaudidos.

Só assistindo para entender o que este filme é.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário