Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sábado, 18 de agosto de 2012

Um corpo que cai (Vertigo) - 1958; muito bom

Um corpo que cai (Vertigo), lançado em 1958.
Um filme de Alfred Hitchcock.

Releia o nome do diretor: Alfred Hitchcock, o mestre dos suspense.

Vetigo (vertigem), literalmente retrata um (ou mais) corpo que cai.

Em uma perseguição policial, Scottie (James Stewart) vê seu colega de trabalho morrer numa queda de cima de um arranha-céu. Ele desenvolve acrofobia, que é medo extremo de altura, então se aposenta. Mas é chamado por um amigo para que siga sua esposa, que supostamente está sendo controlada pela alma de uma louca que se suicidou muitos anos antes, que era sua bisavó. 
Estranhamente, a mulher nunca se lembra de nada, e faz visitas ao túmulo da louca e vidra em seu retrato num museu. Scottie se apaixona por ela, mas é incapaz de impedir que ela se jogue de uma torre da igreja.
Mais tarde ele volta a ver uma mulher idêntica a sua finada amada e vai à procura de informações e da verdade.



Me surpreendi pela trama ser tão surreal, mas o filme é ótimo. Filmes antigos se permitiam fantasiar e criar obras de não-ficção pouco verossímeis, sem deixar o filme idiota e ruim. É muito bom. O final e os mistérios por tráz de toda a trama é surpreendente. Hitchcock também inovou o cinema, com efeitos especiais precursores, como o de vertigem.

E o mestre das trilhas sonoras, Bernard Herrmann mostra novamente seu talento. A música complementa as cenas, se incorpora e não se separa mais.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário