Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sábado, 11 de agosto de 2012

Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo's Nest) - 1975; maravilhoso

Um estranho no ninho (One Flew Over the Cuckoo's Nest), lançado em 1975.
Um filme de Milos Forman.
Acabei de assistir esse, e vim correndo elogiar e recomendar.


Dirigido pelo famoso Milos Forman, esse filme é daqueles que você se lembra vários anos depois como um dos melhores que você já assistiu.

Contando a história de McMurphy, um criminoso que se finge de louco para, ao invés de trabalhar forçado na prisão, ter vida mansa num hospital. Mas lá ele fica indignado com a repressão a qual os pacientes ficam sujeitos, virando fantoches infelizes ao invés de viverem a vida.


Então ele passa a incitar rebeliões, desafiar as regras e a enfermeira Ratched. O cara apronta de verdade! Enquanto os pacientes se sentem felizes e começam a se questionar o porque de tanto sofrimento ali dentro, a enfermeira e os médicos tentam impedí-lo. Ele planeja fugas e coloca-as em prática. Por fim temos um final de arrepiar enquanto sofremos por ver o que os repressores lhe fazem.


Esse filme faz-nos questionar a ética e eficácia dos tratamentos psiquiátricos da década de 60 enquanto denuncia os abusos médicos e a sociedade que isola doentes por comodismo, quando na maioria das vezes não são perigosos.

É excelente. O Instituto Americano de Filmes o elegeu como o 20° melhor da história do cinema norte-americano.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário