Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

domingo, 28 de outubro de 2012

A conquista da honra (Flags of Our Fathers) - 2006; desmitificando a imagem dos heróis de guerra

A conquista da honra (Flags of Our Fathers), lançado em 2006.
Um filme de Clint Eastwood.
Clint Eastwood parece que não erra. Está aí mais uma bela produção, dessa vez da II Guerra.

Depois de desmitificar a imagem de herói nos westerns em Os Imperdoáveis, ele trata de um assunto muito delicado e questiona as políticas militares norte-americanas, que é o impacto da guerra na vida dos soldados e a formação de uma imagem de herói, quando tudo que querem é esquecer. Ele deixa bem claro que super-heróis não existem fora dos quadrinhos, e que os veteranos de guerra só contaram com um pouco de sorte, ajuda ou covardia para manterem-se vivos e conseguirem voltar. Um verdadeiro retrato da batalha.

Interessantíssimo também é que existe uma continuação, chamada Cartas de Iwo Jima, que trata da mesma batalha porém do ponto de vista japonês (A conquista da honra é do ponto de vista estadunidense).

O filme tem uma série de flash-backs e tempos psicológicos, fora de ordem cronológica; portanto, para melhor entendimento do leitor, será resumido cronologicamente.
É 1944 e as tropas norte-americanas se preparam para atacar a pequena ilha japonesa de Iwo Jima, no início parece não haver resistência, mas pouco depois se revela uma emboscada e arma-se uma sangrenta luta. Dias depois as tropas americanas sobem um monte na ilha e içam a bandeira nacional. O secretário da marinha quer a bandeira para si, mas o coronel não quer dá-la e ordena que a bandeira seja trocada, para que ele fique com a original e o secretário fique com a falsa pensando ser a original. Seis soldados fazem o simples gesto de alçar a segunda bandeira, o que não se esperava é que esse momento fosse fotografado e a imagem vira-se um emblema.
Três deles morrem em Iwo Jima e os outros três voltam para casa vistos como heróis nacionais, recebendo todo o tipo de honraria e servindo como propaganda do governo para arrecadar dinheiro para a continuação da guerra. Mas eles não se sentem heróis e o remorso se apodera deles. Ainda existe uma confusão quanto aos nomes dos alçadores e os dramas de cada um e das famílias de seus amigos mortos.

É incrível. As cenas de batalha adquirem um tom tão cinzento que beira o preto e branco e o enredo, apesar de um pouco confuso, é realista, sensível e inteligente; convidando a uma grande reflexão sobre a guerra e seu impacto na humanidade.

#ficaadica



Nenhum comentário:

Postar um comentário