Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quinta-feira, 21 de março de 2013

Curta-metragem: Viagem à Lua (Le Voyage dans la Lune) - 1902; o cinema em seu início

Viagem à lua (Le Voyage dans la Lune), lançado em 1902.
Um filme de George Méliès.
Quem já assistiu a A invenção de Hugo Cabret teve um breve contato com esse filme, pois o longa se trata justamente de uma homenagem à George Méliès, um dos precursores do cinema. E  Le Voyage dans la Lune é considerado o primeiro filme a usar técnicas de efeitos especiais e também o primeiro do gênero ficção científica.

Surreal e divertido, é um filme bastante simples, quase mal-feito, basicamente um teatro mudo. Porém é mais que teatro filmado, pois ele trata de utilizar as novas possibilidades artísticas que o cinema, ainda novidade na época (a primeira apresentação de um filme, ainda mais experimental que este e de menos de um minuto, ocorreram 7 anos antes), podia oferecer. Talvez o início da possibilidade de realizar os nossos sonhos usando o cinema. Daí a importância de conhecê-lo para os fãs da sétima arte.

O vídeo abaixo tem trilha sonora até interessante (obviamente não a original, pois o filme era mesmo mudo), inserida pelo usuário que o enviou ao YouTube. Se quiser uma experiência ainda mais real do cinema do início do sécula passado, coloque o vídeo no mudo.



Por favor, qualquer problema no vídeo (fora do "ar"; deletado), avise-nos nos comentários.

4 comentários:

  1. cara gostei muito do trabalho que você faz aqui no blog, muito bom mesmo pena que não tenha tantos visitantes quanto merecia ter! parabéns, espero que continue atualizando por muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo elogio, Paulo. Fico mesmo muito feliz com o retorno dos pouco leitores, sempre com elogios, mesmo que discordem de minha opinião. Gosto de escrever, espero poder sempre tirar tempo para resenhar, nem que seja só nos fins de semana.
    Agradeço a visita e novamente ao elogio. Volte e comente sempre.

    ResponderExcluir
  3. é muito bacana poder assistir a um filme do Méliés, afinal trata-se da história do cinema.
    aliás, devemos aplaudir Scorsese por ter feito uma bela homenagem ao cinema em Hugo, além de nos incentivar a ir atrás de nomes importantes do passado.
    tô gostando bastante do blog, inclusive curti no facebook.
    se você puder curtir o meu também, eu agradeço! http://www.facebook.com/culturaintratecal?ref=hl

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scorsese é um grande diretor de cinema, sou fã do trabalho dele. Que bom que está gostando do blog, agradeço a visita e o apoio. Prometo que vou visitar sua página no Facebook.
      Abraço.

      Excluir