Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Curta-metragem: Dimensões do Diálogo (Moznosti Dialogu) - 1983; surrealismo e metáforas

Dimensões do Diálogo (Moznosti Dialogu), lançado em 1983.
Um filme de Jan Svankmajer.
Este é um filme fantástico. O diretor tcheco Jan Svankmajer nos presenteia com esta maravilhosa animação stop-motion, em que usa os mais variados materiais, pacientemente arrumados e fotografados; para contar-nos três histórias. São três curtas dentro de um só, de tamanho total de apenas 12 minutos.

Dimensões do Diálogo é um retrato metafórico de como o ser humano se recusa a se comunicar, de como somos egoístas, e como isso gera conflitos e tragédias. Mais que isso, é um dos maiores expoentes do surrealismo no cinema do século XX.

A primeira traz três figuras antropomórficas que com idéias distintas se devoram até tornarem-se iguais. E isso é feito de modo incrível.

A segunda (a melhor na minha opinião) é uma das mais belas realizações que já vi no cinema. Na primeira parte temos duas estátuas de barro fazendo o que claramente é um ato sexual (lindo). Depois resta algo deles (fica a entender se são os fluidos orgânicos resultantes ou se é um embrião), e ninguém quer aceitar aquilo para si. Provavelmente é mesmo um filho, e temos aí uma parábola a respeito da paternidade.

A terceira traz duas cabeças de argila que interagem bem entre si, até que mudam de lugar e as coisas deixam de dar certo. Um retrato da fragilidade das interações humanas.


Qualquer problema com o vídeo, como ter sido deletado, por favor nos avise nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário