Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (Wallace & Gromit: The Curse of the Were-Rabbit) - 2005; um stop motion excêntrico mas fraco

Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (Wallace & Gromit: The Curse of the Were-Rabbit), lançado em 2005.
Um filme de Nick Park e Steve Box
Antes de co-dirigir o bem sucedido A fuga das galinhas, Nick Park já tinha no currículo um Oscar, conquistado com um curta metragem da dupla Wallace e Gromit, além de uma indicação para um outro, também da dupla. Conhecidos mundialmente, e sendo considerados verdadeiras celebridades britânicas, em 2005 eles ganham seu primeiro longa, mas o resultado apesar de bom é totalmente esquecível, e mesmo com algumas piadas voltadas para os adultos, cativa quase só o público infantil.

Wallace é um inventor atrapalhado que ao lado do seu esperto cão Gromit trabalha combatendo coelhos que infestam as plantações de vegetais. Ele porém faz um serviço "humanitário", e não machuca ou envenena os bichos. A grande preocupação da população em relação aos bichinhos, é que já se aproxima o Concurso Anual de Vegetais Gigantes, e qualquer descuido pode resultar numa abóbora gigante devorada. Um dia, com problema de super lotação de coelhos, Wallace inventa um equipamento que promete fazer sua repulsa por vegetais - ele gosta mesmo é de queijo - ser transferida para os coelhos, que poderiam então serem soltos.
Em tempos de computação gráfica e animações 3D, este filme encanta por usar a tradicional técnica de stop motion, e por retornar com personagens queridos do público, cuja última aparição havia sido em 1995. Os bonecos de massinha, de aparência desengonçada, e os cenários em que passam requerem uma atenção enorme por parte dos modeladores. E no caso de The curse of the were-rabbit o resultado é muito interessante. Temos vida nos personagens, e cores no cenário. O cão Gromit, que não fala, tem mais expressões faciais que a Kristen Stewart nos filmes da saga Crepúsculo. 
O problema está no enredo "fofinho" e ingênuo demais. Dificilmente um adulto iria se maravilhar com uma trama tão boba, que mesmo algumas crianças mais maduras iriam achar muito infantis. As poucas piadas mais afiadas se perdem no restante do roteiro medíocre e provavelmente também na tradução para o português - eu pessoalmente só assisto filmes no áudio original.
E a dublagem às vezes desliza. Em algumas cenas a voz dos personagens saem enérgicas e vivas e em outras sem emoção. No final o filme vale para conhecermos a famosa dupla e também para brindar a animação tradicional de nossas infâncias que andam em crescente desuso, dando lugar a filmes de computador. Mas de Nick Park ainda prefiro suas galinhas.
#ficaadica

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, Daniel! Aqui no blog nós não disponibilizamos os filmes ou downloads, apenas damos indicações. Salvo curtas-metragens, estes sim são exibidos aqui.
      Mas você encontra-o com facilidade em praticamente qualquer video-locadora. Caso não ache, uma rápida busca na internet deverá disponibilizá-lo, principalmente se servir com o áudio original.
      Obrigado pela visita.

      Excluir