Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Curta-metragem: Comida (Jídlo) - 1993; luta de classes

Comida (Jídlo), lançado em 1993.
Um filme de Jan Svankmajer.
Mais um curta do tcheco Jan Svankmajer. Dessa vez sobre a alimentação humana. O curta é a junção três partes, Café, Almoço e Jantar, cada um abordando uma das três principais refeições diárias com indivíduos de diferentes classes sociais. Além do uso do stop motion combinado à ação natural (Svankmajer é conhecido por essas animações) que flertam com o surrealismo e até o expressionismo. 

Mas claro que há metáforas por trás de tudo isso, principalmente sobre distribuição de riquezas e estilos de vida das pessoas. 

Enquanto os pobres se revezam para comer, arrancando a comida uns dos outros, consumindo uns aos outros, dividindo o alimento; os ricos, com tanta opção e fartura à disposição, ficam entediados sem saberem o que querem de fato comer. Permanecem infelizes e literalmente se consomem. No meio termo a classe média que se sente rica, mas ninguém liga para ela, ninguém faz suas vontades e nem está assim tão bem, tendo que se virar para encher o estômago.

Confira a genialidade do cineasta:

Qualquer problema com o vídeo, por favor nos avise nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário