Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ensaio sobre a cegueira (Blindness) - 2008; um desgosto

Ensaio sobre a cegueira (Blindness), lançado em 2008.
Um filme de Fernando Meirelles.
A verdade é que Fernando Meirelles é Cidade de Deus e nada mais. Nesse filme ele errou feio, e nem a presença de Julianne MooreGael García Bernal no elenco consertaram esse desgosto.

Em uma cidade grande uma epidemia de cegueira, a qual é branca e não negra, se alastra. Por motivos nunca compreendidos, apenas uma mulher continua a ver, e quando os primeiros cegos são trancados num manicômio para ficarem de quarentena e tentarem conter a epidemia, ela finge-se de cega para não abandonar o marido. Então é revelado o que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver, e que nunca deixa de lado o egoísmo. Um completo caos toma conta da cidade, com corpos apodrecendo em meio às ruas. Como no livro, os personagens não possuem nome.

O filme é muito ruim! Algumas pessoas podem até gostar, mas para quem já leu o livro Ensaio sobre a cegueira, do escritor português José Saramago, nobel de literatura em 1998, esse filme tem a trama mal contada e nada mais. Saramago é meu escritor predileto e esse livro é o que mais gostei de ler, ao lado de Jangada de Pedra, também dele.
Os conhecedores do trabalho do escritor sabem que o melhor no livro é o narrador. O narrador é a graça e o protagonista do livro, os personagens são segundo plano. O narrador é que faz seus comentários ásperos e sarcásticos e nos conduzem a um filosofar, e no caso de Ensaio sobre a cegueira, mostra a podridão da alma humana e da sociedade capitalista e individualizada. A verdade é que Ensaio sobre a cegueira não deveria ser adaptado para teatro ou cinema, não combina.

Obviamente de narrador não há nada no filme, salvo uma ou outra frase. O filme também quase não revela o lado obscuro do livro, que é mostrar como a civilização está degrada. 

Caso nunca tenha lido o romance e não tenha a mínima pretensão de ler (coisa que desaprovo, é uma leitura deliciosa), então assista e veja a originalidade do enredo, embora aqui muito mal retratado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário